domingo, 17 de julho de 2016

Compromisso ético das organizações esportivas

Certamente que isso não deve incomodar você ou se o incomoda, vou me sentir feliz porque não estou só em meu raciocínio. Mas vejo, sob o ponto de vista ético, que organizações como FIFA e COI não tem ou ao menos, não teve o menor compromisso ético com o Brasil.

Eles sabiam dos problemas sociais brasileiros e das condições sociais e políticas do país, bem como, todos os seus problemas de corrupção. Do ponto de vista ético, deveriam cancelar suas respectivas participações nesse cenário, simplesmente cancelando a execução da Copa do Mundo e da Olimpíadas.

Seguindo esse princípio, o COI é o pior de todos eles. Pois sabendo dos elementos já julgados e dos problemas financeiros do Rio de Janeiro, onde os servidores públicos estão com problemas financeiros provocados pelo descontrole do estado, insistiram na execução das Olimpíadas.

Não é ético em hipótese alguma, do meu ponto de vista, insistir na execução dessa “abençoada” festa nas condições pelas quais o país passa, pelas quais o Estado do Rio de Janeiro passa. É de um descompromisso total com a ética, principalmente tendo conhecimentos dos problemas de corrupção que temos no pais.

Você pode não fazer parte do processo corrupto do país, no caso o COI, não tem culpa disso. O COI não faz parte da sociedade brasileira. Não tem nossa formação ética elástica que é incapaz de dizer um simples “Não”, trocando por um “Vamos ver”. Mas corroborou muito quando tem conhecimento dos problemas e sabe que será usado como ferramenta para impulsionar, como catalizador do processo corruptivo.

Não vejo por parte dessas organizações nenhum compromisso com a ética, com os problemas sociais e políticos do pais, apenas com seus próprios interesses financeiros.
Tenho certeza que você (já que o processo de leitura, caso não o esteja fazendo em voz alta, é individual) deve estar pensando da minha “ingenuidade” em cobrar pela ética de tais organizações. Principalmente quando acredita que questões financeiras nem sempre estarão a ser pautadas pela ética. Do meu ponto de vista foram e continuam sendo levianos ou nós imbecis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário