sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Você não gosta de ser fotografado.


Não poderia deixar de escrever esse texto...
É mais um registro para pequenas coisas que acontecem em nossas vidas que merecem um registro para posteridade, ainda mais que temos tantas e tantas formas de manter nossas vidas registradas e compartilhadas.
Oscar Niemeyer viveu 104 anos e faltando 10 dias para completar seus 105o. Aniversário, veio a falecer e deixou a seguinte mensagem:
“... Porque eu acho que a vida é assim. A gente tem que separar as coisas. A vida é chorar e rir a vida inteira. Aproveitar os momentos de tranqüilidade e brincar um pouco. Depois, os outros é aguentar. A vida é um sopro né?”.
Antigamente tirar uma fotografia era coisa tão cara que as fotografias eram póstumas. Essas fotos se chamavam Post Mortem. A foto era tirada da pessoa morta como se estive viva. Eles vestiam o morto e colocava em uma posição, como se estive vivo e fotografavam.
Com o passar dos anos e a evolução tecnológica qualquer celular básico tem uma câmera. E os smartphones tem capacidade de tirar fotos com qualidade impressionante e ainda dar um acabamento com edição que deixa a foto mais bonita ainda... Conhece o Instagram?!
Sua vida é registrada nas fotos que são tiradas pelos seus amigos e marcadas no facebook nos álbuns e na linha do tempo de seus amigos. Se não tem facebook ou não participa de alguma rede de “intriga” social, não tem problema. Suas fotos, seus registros estarão nas câmeras e álbuns impressos de seus parentes e amigos.
Se você não se vê nas fotos de seus parentes e amigos ao longo dos anos, do meu ponto de vista tem algo errado com você. Imagine uma criança perguntando: “Ueee não tem foto sua aqui?! Onde tem?!”.
Você pode não concordar comigo, mas saiba que uma criança não vai ter o mesmo senso crítico que você. Não tem a foto, não tem uma imagem é isso. E pronto!
Já sei! Você não gosta de ser fotografado.
Você não é tão feio que não possa ser fotografado! Se valorize e deixe as pessoas que estão a sua volta registrar sua curta passagem pela terra e manter a sua lembrança na memória delas, pelo simples reforço de ver sua foto com o passar dos anos.
Você não gosta de foto e não deixa as pessoas tirem fotos sua em eventos onde estão seus familiares, seus amigos, seus colegas de trabalho e até mesmo aquele vizinho que insiste em tirar uma foto sua... Saiba que no final sua lembrança ficará apenas na memória daqueles que te conhecem e que com o passar dos anos não se lembrarão de você. Só se lembraram de que você corria das fotos como o inimigo corre da cruz e que você não gostava de ser fotografado.
Isso se não ficar marcado pelas confusões que você andou arrumando por não querer que as pessoas te fotografem.
Do meu ponto de vista, com todo respeito as pessoas que não gostam de tirar fotos, eu particularmente acho isso muito chato! Não deixar tirar uma foto!!!
Vou ficar por aqui...
Muito Obrigado por ler Meu Blog e até me próximo texto!
Fique a vontade para deixar seu comentário.

11 comentários:

  1. Que bom que voltou a escrever. Abraço !!! P.S. Graças a Deus por não termos mais que apenas usar as fotos "Post Mortem". hehehe

    ResponderExcluir
  2. Antigamente essa frase era comum "Eu não gosto de fotos, pois elas aprisionam a alma!"

    Ainda bem que esse medo já passou, e hoje foto é como beber água, quanto mais melhor, exceto os paparazzi que perdem a linha!

    Abs.

    Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha pesado nisso: "Aprisionamento da Alma". Pensamento arcaico de mais. Fala Sério?! Bom, temos que respeitar. Pode ser alguma coisa de religião ou coisa assim. Complicado.

      Excluir
  3. Muito interessante a sua postagem. Eu conheco algumas pessoas q ñ gostam de tirar fotos e isso é um pouco chato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todo o respeito a pessoas que não gostam de tirar foto. Claro!
      Mais chato mesmo quando a pessoa sai correndo... É constrangedor.

      Excluir
    2. Mais chato ainda é quando a pessoa não gosta de tirar fotos e o outro ainda fica insistindo.

      Excluir
    3. Eu acredito que chato é vc não respeitar a opinião do outro e ficar tirando foto e postando no Facebook sabendo que o outro não gosta

      Excluir
  4. Tirar fotos e fazer filmagens pra mim, é como o "viver". Eu amo demais. Jamais postei ou postarei uma foto de alguém em redes sociais, se eu perceber que possa haver qualquer tipo de constrangimento ou complicações da parte da pessoa fotografada.
    Acredito que 90% ou mais, das pessoas que não gostam de serem fotografadas, não te darão uma resposta plausível para o motivo de não quererem ser fotografadas. E o que acho dessas pessoas, sinceramente, é que muitas dela, "se acham". E isso pra mim, é "pobre" e ridículo. Sem contar com o constrangimento que causa à pessoa que quer tirar a foto.
    Porque se todo fotógrafo(a) pensarem como eu, ter a foto de alguém é uma questão de carinho e amor. Daí, o constrangimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tive o gosto de tirar fotos, nem tenho facebook e nem Instagram. E até nem uso máquina fotográfica e nem tenho câmera incorporada no celular. Gosto mais de viver a vida em plenos momentos do que em tirar fotos... Eu sei que quem aos 32 anos, como eu, não tem facebook e nem instagram é alguém fora da sociedade, mas eu estou me lixando para as vidas pessoais dos outros e das outras, o que me interessa é ganhar meu precioso dinheiro nos dias em que recebo meu ordenado, o resto não interessa

      Excluir
  5. Não gosto de fotos publicadas. Prefiro tirar as minhas. Não tenho face e nem instagran. Sou feliz assim. Chato é que m insiste.

    ResponderExcluir
  6. Chato é quem não respeita. Não tenho face e instagran. Sou feliz assim. Eu tiro minhas fotos e consigo dormir sem ter que publicar a minha vida. No auge dos meus 32 anos meu foco é outro.

    ResponderExcluir