quarta-feira, 13 de junho de 2012

Jararaca é Santo


Quando viajei para Natal-RN, a guia no ônibus contou uma história que me deixou pensativo e desde o momento em que me contou a história pensei em escrever sobre o assunto. Bom... Vamos a história... Vou resumir obviamente.

Jararaca foi um dos cangaceiros crueis do bando de lampeão.
Contou ela que quando Lampeão decidiu que invadiria a cidade de Mossoró, mandou um recado ao prefeito da cidade falando sobre a invasão.  O prefeito Rodolfo Fernandes na época retrucou o recado e disse: “Diga a Lampeão que venha! Se ele é macho sou macho em dobro!”.

Enquanto Lampeão se preparava para invadir Mossoró, o prefeito juntamente com a população se preparava para receber Lampião e seu bando. Fez varias barricadas ao longo do caminho por onde eles passariam e armou todos das cidades. Dizem que todos os homens, mulheres e crianças também foram convidados a combater Lampeão e seu bando.

Quando o Bando de Lampeão chegou a Mossoró foi recebido  a bala!
Foi a maior derrota que Lampeão e seu bando sofreu.
E como rescaldo dessa pelea... Jararaca, conhecido como “O Sanguinário” foi ferido e preso. Ele foi levado para a cadeia pública.

Contou a guia que Jararaca foi deixado na cadeia pública e lá ficou sem água por 5 dias e o deixaram lá até que morresse de sede.

Pesquisando consegui encontrar a informação correta para o fato. Na verdade Jararaca foi brutalmente agredido e ainda agonizando pelos ferimentos sofrido, foi enterrado vivo pelos policias da época. ( Jararaca ocangaceiro que virou “santo” ).

Contou a guia que depois desse feito na cova onde ele foi enterrado foi erguido um túmulo que conta o povo: Suas intenções foram atendidas por Jararaca. E desde então passou a crença em Mossoró que o Cangaceiro Jararaca virou santo e tem sido o túmulo visitado por seus fiéis.

Acredite se quiser!

Muito Obrigado por ler Meu Blog e até me próximo texto!



Nenhum comentário:

Postar um comentário