sexta-feira, 29 de junho de 2012

Ibrain - Isso vai ler seus pensamentos


Tem algumas tecnologias que você olha e pensa: Já vi isso em algum filme de ficção!

Lembra do filme do X-Men quando o professor Xavier entra em uma sala chamada cérebro e coloca um capacete que auxilia ele a fazer o mapeamento de onde se encontram os mutantes?

E outro capacete interessante que o Magneto usa para que o Professor Xavier não possa fazer a leituras de seus pensamentos?

Imagine agora um capacete ou algo parecido que faça o mapeamento das suas atividades cerebrais?

Pois bem... uma empresa chamada Neurovigil uma empresa sediada em San Diego que tem por bordão “Revolutionizing Brain Analysis”... Revolucionando analises cerebrais. Desenvolveu um dispositivo ao qual ela deu o nome de iBrain. Este dispositivo é usado para fazer o mapeamento das atividades cerebrais para auxiliar no tratamento de apneia do sono, depressão, autismo e permitir que as pessoas se comuniquem através de seus pensamentos.

Não parece algo que saiu das revistas de ficção científicas!?! Mas não é... Isso é real.

Em uma reportagem postada no site do New Your Time Science traz uma matéria que traz um título curioso “Um pequeno dispositivo que esta tentando ler seus pensamentos”. A matéria fala sobre a experiência do físico Stephen Hawking no uso desse dispositivo para se comunicar. Acometido por uma doença que o deixou paralisado, o físico é rodeado de equipamentos e dispositivos que o auxiliam a se comunicar.

Este novo dispositivo aponta para um horizonte que antes era só visto nos filmes de ficção científica. Imagine o quanto esse dispositivo poderá auxiliar pessoas com paralisias e outros tipos de imobilidades... E até mesmo doenças mentais e outras várias doenças de fundo neurológico... Controlar máquinas e por ai vai!

É muito interessante... fico por aqui.

Muito Obrigado por ler Meu Blog e até me próximo texto!


2 comentários:

  1. Muito bacana ver a ciencia avançando e ver que estes recursos podem ajudar as pessoas. O único problema que pra produzir estes equipamentos somente grandes corporações irão conseguir. E o custo disso poucas pessoas poderão pagar. E pensando em nossa politica pública de saúde já sabemos o que irá acontecer.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Está high-tech nesse post em meu amigo Adalba. Abraço.

    ResponderExcluir