domingo, 8 de abril de 2012

Gendankenexperiment


Todos nós somos donos de uma arsenal poderosíssimo onde nasce os sonhos e onde criamos os mecanismos para realizados.
Esse arsenal fica armazenado em uma esfera cujo formato é oval e esta acima dos seus ombros e fica mais especificamente sustentado pelo seu pescoço. Ou seja, na sua cabeça esta este arsenal cujo nome é cérebro.
No século XIX e XX, físicos inovadores fizeram experimentos imaginários, os quais tiveram importante papel na história da física. Estas ferramentas também conhecida como experiência no pensamento, é utilizada desde a época Galileu Galilei. Este considerava o ato de pensar sobre cada experimento, explorando todas as possibilidades no pensamento ao ponto de estabelecer o problema em questão.
A exploração da experiência no pensamento é utilizado nos dias atuais como ferramenta para ensino de termomecânica, relatividade espacial, mecânica quântica  e pode ser utilizada por todos em qualquer área de estudo e por que não dizer em todos os problemas que envolve raciocinar.
Segundo Kuhn, as experiências no pensamento são ‘uma potente ferramenta para aumentar o entendimento da natureza pelo homem’  [1987]. As experiências no pensamento podem  nos mostrar as dificuldades com conceitos muitos particulares, bem com a adequação desses conceitos para a descrição da natureza.
Esta ferramenta também é conhecida como Gendankenexperiment. Tem origem alemão: Gendanken - pensamento. Experiment  - Experimento. Ou seja: Experiência no pensamento.
E como fazermos isso! Bom... Isso é outra história...
Obrigado por ler meu blog e até meu próximo texto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário