quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Tudo a sua volta muda...


Tudo a sua volta muda e faz tempo que isso acontece... Independente de você observar ou não... Isso esta acontecendo e vai continuar a acontecer.
A diferença do tempo passado, do presente e certamente de hoje para o futuro... é que a velocidade com que as coisas mudam é fantasticamente impressionante. E de acordo com os estudos que fazemos a respeito das mudanças isso certamente vai continuar acontecendo.
Começamos com um celular que era uma verdadeira bateria ambulante e hoje temos celulares com tamanhos minúsculos.
O desenvolvimento de software começou com meses para fazer um único programa, hoje temos softwares para fazer softwares que com algumas especificações, com o perdão da palavra, vomitam códigos... E em alguns minutos... pronto! Você já tem os esboço de um produto, quando não... Um produto final.
E assim... É tudo a nossa volta mudando o tempo todo. Mas e em relação a nós: Ser Humano ?!
Nós não aprendemos a ser pessoas melhores como fazemos com nossos aparatos tecnológicos e todo esse conjunto tecnológico que nos rodeiam. Não desenvolvemos nosso sentimento de compaixão e amor pelo próximo como se desenvolve um iPhone “N”,  um Sansung Galaxy “N” ou mesmo uma automóvel que de tão inteligente alguns chegam a acreditar que dá pra conversar com ele... Como Bugatti Veyron Super Sport...
Amor incondicional esse sentimento que é raro em alguns seres humanos e alguns chegam a menos prezá-lo como já li em alguns murais no facebook.
O desenvolvimento tecnológico que admiro tanto (não posso negar que sou fascinado por esses brinquedos) só tem feito com que o ser humano se torne cada vez mais arrogante e exibicionista em sua grande maioria. Entre comprar um novo dispositivo tecnológico e gastar o dinheiro em um ato de caridade assistencialista... Muitos nem vão lembrar que existe isso: Caridade.
Embora isso aconteça, não posso negar que muitos tem usado a tecnologia como meio para alcançar outras pessoas a ajudá-las.
Mas quem dera pudéssemos utilizar estes mesmos conceitos de engenharia reentrante que permitem a engenharia criar novas formas de engenharia. Pudesse ser utilizado em relação a nós humanos e assim evoluiríamos rapidamente tanto quanto os produtos que nós rodeiam.
Tornar-se um ser humano melhor é uma escolha individual. Fazer uma sociedade melhor é uma escolha coletiva.
Fico por aqui... Fique a vontade para comentar.
Obrigado por ler Meu Blog e até meu próximo texto!


3 comentários:

  1. Na minha humilde opinião, este foi seu melhor texto já publicado neste blog. Você está mudando e sempre evoluindo para melhor. Um grande abraço amigo Adalberto.

    ResponderExcluir
  2. Adalba,

    Adorei a comparação eu também gostaria que o ser humano em geral evoluísse na mesma velocidade que a tecnologia, mas felizmente ou infelizmente nosso bit ou byte a que chamamos de GENE, leva alguns milhares ou milhões de anos para se modificar ao ponto de nos tornarmos outro ser humano, melhor ou pior, fora isso nos resta o aprendizado ou seja melhorar nosso software atual, e acredito que fazendo uma comparação com os séculos e décadas anteriores, estamos evoluindo ou atualizando muito rapidamente nosso sistema, você lembra que a poucas décadas atrás falar sobre alguns "tabus" como feitiçaria, racismo, homossexualismo, e etc era algo que poderia levar a pessoa a morte, pois bem hoje em dia eu acredito que isso ainda deva acontecer, em alguns lugares desse planeta, mas não com a mesma frequência e intensidade como naquela época.

    Resumindo estamos evoluindo como pessoas e como sociedade mas não na velocidade da nossa tecnologia.
    Especulando quem sabe o que irá acontecer quando criarmos o primeiro Andróide tão inteligente ou mais que o próprio ser humano?
    - Será que, criaremos um exterminador do futuro?
    - Ou, seremos baterias de uma MATRIX?
    - Ou ainda, criaremos um mundo muito melhor para vivermos?
    Essas e outras respostas só o tempo nos dirá!

    Abraços e parabéns pelo excelente tema.

    Bruno José Patrussi

    ResponderExcluir
  3. Puxa Adalba, o povo gostou deste tema.
    Realmente é um tema que dá conversa p vários dias quiçá meses!
    Acredito que o ser humano é como vinho, com o passar do tempo, cs bons, melhoram e os ruins, azedam, ou seja, Existem pessoas que se negam a evoluir e mudar, acreditam que a única verdade é a delas e continuam com aquele pensamento tacanho e provinciano, porém,e felizmente, muitos evoluem e se tornam mais humildes. ´
    Se existe algo extremamente difícil de exercer, é a humildade! E só a partir da humildade é que conseguimos o tal do amor incondicional!
    Cara, como é difícil! E aquele que diz: "eu sou humilde", já deixou de ser, pq o humilde, não faz propaganda de si mesmo.
    Pessoas que tem uma humildade mais acentuada, são as melhores, pois conseguem "se esquecer", para pensar no outro, e a partir daí, se doar mais, e ser menos egoista!
    A tecnologia evoluiu muito e continua evoluindo, mas uma coisa é certa, ela nunca evoluirá a ponto de dar um abraço caloroso e um beijo carinhoso, pq isso é coisa de ser humano!

    ResponderExcluir