terça-feira, 4 de outubro de 2011

Maringá no Paraná


Maringá é uma importante cidade do Estado do Paraná. Conheci esta cidade, quando foi conhecer os parentes da Minha Elaine. Me lembro que quando conversava com o Seu Zé Bueno, certa vez ele falou: Eu preciso ver meus irmãos. Vamos lá?
Gosto muito de viajar, não tive dúvida: Bora lá!
Dona Odete concordou, a Elaine havia acabado de comprar o C3. Decido: Vamos de carro.  Mais de 1.500Km de estrada. Muito Bom!
Já fiz duas vezes esta viagem de carro. E na segunda vez, Minha Elaine queria estabelecer uma marca pessoal e fazer como o Irmão dela, o Marco. Viajar de Mandaguaçu, uma cidade vizinha de Maringá até São Paulo, sem passar o mando. Feito. Desafio superado.
Bom... Voltando a Maringá-PR...
Maringá foi uma cidade cujo planejamento foi contratado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Esta companhia contratou o Arquiteto e Urbanista Jorge de Macedo Viera, um paulista que tinha em seus grandes feitos, projetos como: Jardim América em São Paulo e na Região de Piracicaba planejou Aguás de São Pedro. Segundo os historiadores, ele nunca pisou em Maringá.  Para a época, 1945, o projeto foi considerado um dos mais arrojados e modernos. Seguindo os planos traçados no projeto, Maringá nasceu em 10 de maio de 1947.
Você pode achar estranho, mas o nome da cidade foi extraído de uma música que na época era muito famosa, chamada “Maringá”, de autoria  do compositor Joubert de Carvalho. Por este motivo ficou conhecida como “Cidade canção”.

Em Maringá tem um Igreja Católica no formato de cone, um dos cartões postais da cidade. As pessoas sobem as escadarias da Igreja para pagar promessas. Inclusive quando estive por lá, subindo as escadarias encontrei muita gente pagando promessa. Não apenas de Maringá, mas de toda região.
Veja o vídeo que fiz sobre a Cidade de Maringá...


Gostei do formato das ruas, bem largas... E do jeito que as pessoas dela falam... E da comida claro! Rssss.
Se tiver oportunidade vá conhecer a Cidade de Maringá no Paraná.
Obrigado por ler Meu Blog!

E até meu próximo texto.


Um comentário:

  1. História é legal, mas prefiro filosofia!
    KD A POLÊMICA??????

    Sandra Regina Miguel

    ResponderExcluir