sexta-feira, 28 de outubro de 2011

De Ensino a distância para Treinamento a distância


Já escrevi aqui neste blog alguns textos referente a Educação a Distância (EAD), bem como outros referente a pós-graduação, MBA, graduação e outros voltados a Educação.
Entre os textos escritos estão:
Que são textos voltados especificamente para EAD.
Nos dias atuais, o uso de ensino a distância é explorado em vários seguimentos. Seja na formação acadêmica, em formação técnica. Há cursos de várias naturezas.
Um coisa interessante é que antigamente os cursos, vamos assim dizer: “a distância”, eram cursos por correspondência. Devido a qualidade dos cursos da época e a dificuldade de aferir a participação efetiva dos alunos, pois na época não havia as ferramentas que existem hoje: internet, webcam, tele-aula, video-aula e por ai vai... Tudo era feito por carta. Coisa impossível de imaginar hoje. Isso é da época em que a Xuxa Menegel lia as cartinhas dos baixinhos... Não e-mails.
Os cursos por correspondência eram tidos como cursos de péssima qualidade, não importando o quanto o aluno tenha se dedicado ou que nota tenha tirado, resumindo:  Tirar o diploma por correspondência era motivo de chacota.
Tanto que bastava algum motorista fazer uma barberagem para ouvir: “Tirou a carta por correspondência! Seu Barbeiro!”
Havia uma empresa especializada em aplicar cursos por correspondência que existe até hoje, o Instituto Universal Brasileiro. Hoje esta empresa esta adaptada aos recursos da internet e tem vários cursos de formação profissional a distância,com apostilas e recursos online. Supletivo Oficial (EAD) entre outros cursos técnicos.
O que realmente me motivou a escrever este texto foi a matéria que li na revista Contra Relógio uma revista especializada em corridas. Comecei a praticar este esporte e desde então tenho me interessado por este assunto. Mas devo confessar que esta revista eu ganhei no Kit que foi retirar para participar do Circuito de Corridas Caixa – Etapa São Paulo e li na capa “Treinamento à distância Funciona?”
Veja aonde já chegamos... Saimos de EAD (Ensino A Distância) para TAD (Treinamento A Distância). Podemos afirmar que ensino/treinamento, ou seja, aprendizado, ou como queira.. só tende a melhorar cada vez mais e mais. Aqueles sonhos de médicos operando paciente a distância... Não acredito que esteja muito longe. Pode ser que o médico não faça a cirurgia, mas hoje ele tem recursos para assistir (dar assistência... treinar) a uma equipe distante ou acompanhar a operação a distância. Quando o médico puder fazer uma Cirurgia A Distância, vamos ter o CirAD. Porque CAD já temos... É uma sopa de letra só!
Obrigado por ler Meu Blog e até meu próximo texto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário