sábado, 8 de outubro de 2011

Carpe Diem


Quantas não são as vezes que você lê nos murais do facebook e twitter frases como “Vou viver o meu máximo”... “Viva intensamente hoje como se fosse o seu último dia”... E assim seguimos com tantas outra frases com significados semelhantes.
Resumindo são frases em que parece que tudo tem que ser feito hoje. É o viver intensamente, como se tudo tivesse que ser vivido hoje. Talvez a pessoa não tenha de fato esta intenção ou tenha de viver o agora urgente!
Eu não acredito que a vida tenha sentido sem que você tenha algum objetivo. Não acredito que um ser humano em condições normais de saúde e sanidade, sem estar passando por nenhum sofrimento presente, seja capaz de viver o hoje, sem fazer nenhuma menção simples na intenção de viver o dia seguinte.
Viver sem objetivo algum é como se você estivesse em um carro com um único tanque de combustível em uma estrada que não tem como abastecer, não tem como fazer uma parada... Acabou o tanque acabou a estrada... Acabou tudo!
Há pessoas que vivam assim, tudo que ganha gasta e acredita que esta “curtindo” a vida. Não faz projetos porque acredita que não precisa. O importante é “Curtir” a vida. É como se fosse aquele botão de “curtir” no facebook. Um clique é pronto... "Curtir".
Me lembro de ter assistido o filme “A Sociedade dos Poetas Mortos” onde um professor substituto traz esta mensagem, mas no sentido da pessoa fazer algo diferente... extraordinário... Onde ele proferia uma frase em latim: “Carpe Diem” Aproveite a vida!
"Carpe Diem"  significa na sua forma direta "colha o dia". É uma proposta para que você colha o presente dia  assim como colhe um fruto que esta maduro e que se não colher hoje amanhã não prestará mais, pois estará podre. Como se a vida não pudesse ser economizada para amanhã. Acontecendo sempre no presente.
Se você viver da maneira proposta, no final do dia você acaba com ele literalmente... Estará morto então?
Do meu ponto de vista você deve viver a vida e viver bem como se fosse um nectar que deve ser degustado saborosa e calmamente, apreciando cada gota. E se sua vida acabar e não ter bebido de todo o nectar... nunca saberá. Então, não se preocupe, saiba que este sabor é incomparável.
Curta a vida com a mulher (ou homem) que você ama, com seus amigos, todos os dias da sua vida, os quais DEUS tem te dado, todos os dias da sua vaidade, porque esta é a sua vida e é o que colhe de tudo que trabalha.
Viver bem é viver hoje e pensar no amanhã, ter um objetivo fazer um desenho e ir desfrutando dele a medida em que for ganhando forma. E não viver no amanhã e pensando hoje. Não concordo com “Viver o máximo”... Tenha vida, mas tenha em abundância tenha o máximo todos os dias... hoje, amanhã... depois... e depois..
Usando daquilo que esta em minha fé, Jesus Cristo fala no livro de João 10:10b
Eu vim para que tenham vida, e a tenham com PLENITUDE”.
Já leu o Livro de Eclesiates na Biblia Sagrada? Não!?! Então leia e você vai entender que a vida tem que ser vivida e bem vivida... Sem desespero!
“Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com coração contente o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras." Eclesiastes 9:7
Falei!
Ahhh... Muito obrigado por ler Meu Blog!
Até meu próximo texto!

4 comentários:

  1. Amigo Adalba, esse é realmente um tema polêmico, pois, várias pessoas olham p uma mesma coisa e cada qual tem um entendimento diferente.
    Na minha visão, viver hoje como se fosse o último dia da tua vida significa aproveitar cada momento intensamente, sem se preocupar com as tarefas seguinte, ou seja, se estiver com tua namorada, namore sem pensar no trabalho, nos amigos, na prestação da casa; se estiver trabalhando, trabalhe dando o melhor de si, sem se preocupar com a namorada, os filhos, ou seja lá o que for! Entendo que devemos viver hoje intensamente, sem nos PRÉ-OCUPARMOS com o "daqui a pouco", nem com o "amanhã". Quanto a gastar tudo, entendo que devemos gastar tudo o que foi estabelecido para o dia de hj, e guardar o que está comprometido com os nossos objetivos e compromissos. Até pq, acredito que, todo ser humano tem algum compromisso e/ou objetivo, por menor que seja, e para chegar lá devemos nos organizar!
    Resumindo: Viva como se hoje fosse o último dia da tua vida, um dia você acrerta!

    ResponderExcluir
  2. Sandra esta sua última frase: "Viva como se hoje fosse o último dia da sua vida, um dia você acerta!"... Foi proferida por Steve Jobs em um dos seus discursos mais famosos, onde ele conta três histórias sobre a vida dele e a terceira história é sobre a morte.

    No discurso ele fala que aos 17 anos de idade ele havia lida uma citação mais ou menos assim: "Se você viver cada dia como se fosse o último, algum dia provavelmente você vai acertar".

    Veja o discurso de Steve Jobs que foi simplesmente o CEO da Apple e da Pixar Animation falando para a turma de formandos de 2005 da Stanford University, nos Estados Unidos.
    http://www.youtube.com/watch?v=JdmJEwO5qiE

    Quanto aos seus comentários no geral... Não há o que argumentar, afinal você deu o seu ponto de vista... E quando no texto temos algo como "Na minha Visão..." considero que deva ser respeitado, ainda que vá contra o que você argumente.

    Gostaria de agradecer por deixar seus comentários...
    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem escrito Adalba. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Excelente abordagem do tema, com direito a comentário do Steve Jobs. :-)

    Eu gostei muito do ponto de vista da Sandra, pois tem muito haver comigo, ou seja, quando estou fazendo algo, foco tanto que vivo o momento intensamente, mas confesso que isso diversas vezes me gera problema, pois estou sempre sendo cobrado para fazer diversas coisas ao mesmo tempo, gerando uma turbulência nos pensamentos, onde o resultado no final do dia é o esquecimento "matei o dia" literalmente. :-(

    Gostei da comparação do final da vida com o tanque de combustível, eu já "tive a oportunidade" de sentir o que é chegar ao fim e já do outro lado, sentindo uma sensação de muita leveza, calma, gratidão, desapego, etc. e olhando para o meu corpo estendido na cama e dizer "quero continuar vivo a pesar de tudo" e como num passe de mágica, voltar a essa vida dando continuidade, mas tendo certeza, pelo menos no meu caso, que após acabar o combustível a sensação é ótima!

    Obs.: Não vão se suicidar para tentar descobrir se isso é real, rss.

    Abraços

    Bruno José Patrussi

    ResponderExcluir