segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Você tirou fotos do bairro onde mora?

Estava conversando com o Carlão, no horário do almoço alguns dias atrás e...

Alias gostaria de deixar registrado aqui, que conversar com a turma toda na hora do almoço é muito legal e divertida pra caramba! Os assuntos são variados por demais e ricos em sugestões, seja do que for... Comprar, Vender, Religião, Futebol... Não tem fim... É sensacional!

Opa!!! Voltando ao assunto...
Estava conversando com o Carlão, quando comentei que alguns lugares onde eu vivi minha infância já não existem mais..

Ele mesmo lembrou que teve que tirar um foto da escola que ele estudava, pois deixaria de existir.

Quando eu era criança, morei no Edificio São Vitor durante bons anos. O endereço exato me lembro como hoje: Avenida dos Estados, 3197 8o.andar apto 824.


Como passar dos anos, devido a forma ou posicionamento indequado do edifício, ele foi condenado. Foi abandonado e hoje esta sendo demolido para fazer uma praça no lugar. Eu tenho passado lá sistematicamente e tirando foto até o prédio ser completamente demolido. Alias não foi só o prédio mas tudo que estava a sua volta já foi demolido.


Onde hoje é o Projeto Catavento Cultural , ao redor onde eu jogava bola e brincava com meus amigos durante o dia foi todo cercado e totalmente alterado do que era antes.

Assim como outros locais por onde passei e vivi que já não existem mais. Tenho certeza que se você fizer um pequeno esforço vai lembrar de algum lugar que foi mudado, ou não existe mais.

Alguns lugares se perdem em nossas memoria devido a destruição provocadas por vários fatores: Evolução da cidade, necessidade de alterações e até por fatores naturais.

A transformação da cidade, ou melhor, processo evolutivo de transformação da cidade, vai matando a história e a memória das pessoas. Isso acontece em todo o canto do mundo.

Acredito que nos paises mais antigos como Itália, França, Alemanha, Inglaterra, Portugal, Espanhã... enfim a Europa como um todo onde a tradição de manter o tempo parado faz parte da cultura do povo e incentiva o turismo é que as alterações são bem pequenas ou nenhuma, exceto se provocadas pela natureza. Até por que não acredito que no velho continente tenha espaço para crescer, já esta tudo ocupado.

Os paises como Estados Unidos, Canadá e alguns outros, as pessoas tem a cultura da preservação e certamente só serão alterados por força da natureza. Fazem questão de manter a memória das famílias nos locais onde moravam. É uma cultura diferente da nossa. Estamos gatinhando na preservação das nossas histórias de uma maneira geral.
Por este motivo, acho que você deve fotografar a tudo e a todos sua volta. Isso vai te ajudar a conservar sua memória. E quando viajar tire muitas, mais o máximo de fotos que puder. Além de ajudar a você a se lembrar de como foi a viajem, vai registrar a memória do lugar por você mesmo.

Até meu próximo texto!

Um comentário:

  1. REALMENTE, TENHO AMESMA SENSAÇÃO QUENDO VEJO O QUE ESTA ACONTECENTO COM O SÃO VICTOR..BONS TEMPOS AQUELE...O QUE ESTA SENDO DEMOLIDO PARA MUITOS SÃO APENAS CONCRETO...MAS PRA MIM SÃO LEMBRANÇAS DE UMA INFANCIA LINDA E SAUDAVEL...É UM PEDAÇO DA MINHA VIDA QUE ESTA INDO E SÓ FICANDO DA MEMORIA DO MEU CORAÇÃO BEIJOS

    ResponderExcluir