domingo, 30 de janeiro de 2011

O que é pós-MBA? Ou o que são cursos de pós-MBA?

Antes de falar sobre o que é um curso de Pós-MBA, achei interessante falar sobre as modalidades de cursos de pós-graduação que são oferecidos pelas escolas de ensino superior, faculdades e universidades do nosso país. São considerados cursos de pós-graduação:


1. Latu Sensu: São cursos de especialização que tem tempo de duração entre 1 e 2 anos, normalmente com uma carga horário de até 460 horas. Normalmente é pago. Seja em entidade pública ou privada. Quando você termina recebe um diploma de especialização.

2. Stricto Sensu: São os cursos de mestrado ou doutorado acadêmico, onde você precisa ter dedicação integral. No geral são oferecidos por universidades públicas é são gratuítos. Para entrar nesse tipo de curso você precisa passar por um processo seletivo onde farão: analise currícular, entrevistas e entre outras coisas, você precisa comprovar proeficiência em inglês.
Na fase final do curso de mestrado você deve apresentar uma dissertação acadêmica sob a orientação de um mestre ou doutor. Já na fase final do curso de doutorado, você deve apresentar uma tese.
Este trabalho final de dissertação ou tese será avaliado e aprovado por uma banca examinadora.
Sendo aprovado, você aqui recebe o titulo de mestre ou doutor.
Uma vez como mestre ou doutor você pode decidir se será um pesquisador e caminhar para o doutorado, considerando que você tenha feito um mestrado, ou ainda pode caminhar para um pós-doutrado, considerando que você tenha feito um doutorado.Ou ainda.. Ser um professor acadêmico ou um professor orientador de pesquisas. Os cursos de mestrados e doutorados tem seus programas aprovados e recomendados pela Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

3. Mestrado Profissional: Este curso confere a você o título acadêmico de mestre. São oferecidos por universidades públicas e privadas. E geralmente são pagos. Diferente do mestrado acadêmico, este cursos são voltados para pesquisas de negócios e quase sempre patrocinados por empresa privadas. O trabalho de conclusão não precisa ser necessariamente uma dissertação, pode ser um trabalho prático de comprovação de conhecimento.Como: o desenvolvimento de um produto específico, de um software ou mesmo apresentar uma solução para um problema específico de alguma empresa.

4. MBA: Este é um curso de pós-graduação dentro da modalidade latu sensu, criado por universidades americanas e depois foi adaptado para o Brasil. Existem diferenças entre MBAs nos Estados Unidos onde o curso é integral. E no Brasil, onde foram feitas adaptações para atender ao público noturno.
É um curso voltado para negócios, como sugere a sigla MBA - Master Bussiness Administration. Embora o nome em inglês Master (Mestre), ao terminar este curso você não recebe o título de mestre, mas um certificado de especialista. E claro... São todos pagos.

5. Pós-doutorado: Curso de extensão ao Doutorado

Voltando ao assunto pós-MBA... Que seria nosso item número 6. Este é um curso de extensão aos cursos de pós-graduação.

No site da FGV,que é uma das faculdades especializadas em cursos de MBA, encontrei a seguinte definição: "Os Pós-MBAs são cursos de pós-graduação, em nível de atualização, voltados aos profissionais que já concluíram um curso de MBA e desejam se aprofundar em determinado tema. Os programas têm carga horária de  120 horas/aula e uma metodologia baseada na discussão de cases, que levam ao aprimoramento da prática."

Eu diria que é um curso mais para atender a executivos ou profissionais que precisam de atualizar conhecimentos, trocar informações e cases com pessoas no mesmo nível de conhecimento ou atuação no mercado. Entrei em vários sites que falam sobre pós-MBA, encontrei em todos a mesma definição, mudando no geral as ordens das palavras. Encontrei pós-MBA nos sites das seguintes entidades:

Na FIA que tem uma página especifica para informar sobre o programa de Pós-MBA, bem como criou uma Comunidade Virtual para o Programa de pós-MBA...

Na B.I. International neste site eles deixam claro o seguinte:  "... são voltados a acionistas, diretores, superintendentes, alta gerência, empreendedores, gestores e consultores. As aulas presenciais são realizadas no Brasil em sistema de imersão e os módulos internacionais nas escolas parceiras."

Na Fundação Dom Cabral (FDC):  "Um programa desenhado em conjunto pela FDC e a Kellogg School of Management, para complementar o MBA Executivo Empresarial da FDC. Ministrado por professores da Kellogg, nos EUA, o programa, com duração de seis dias, discute temas avançados em Marketing, Liderança e Negociação."

Você encontrará várias informações sobre pós-MBA. Mas comparado com os outros cursos, as entidades que estão oferecendo até o momento não são em grande número. Vamos e convenhamos é um curso muito específico para profissionais específicos.  Bom... É o que eu penso... Certo? Mas fique a vontade para comentar ou acrescentar algo nos comentários.

Abração e até meu próximo texto!

Um comentário:

  1. Excelente texto, muito esclarecedor!
    Bruzadelli - São Paulo/SP

    ResponderExcluir