Pular para o conteúdo principal

O que é pós-MBA? Ou o que são cursos de pós-MBA?

Antes de falar sobre o que é um curso de Pós-MBA, achei interessante falar sobre as modalidades de cursos de pós-graduação que são oferecidos pelas escolas de ensino superior, faculdades e universidades do nosso país. São considerados cursos de pós-graduação:


1. Latu Sensu: São cursos de especialização que tem tempo de duração entre 1 e 2 anos, normalmente com uma carga horário de até 460 horas. Normalmente é pago. Seja em entidade pública ou privada. Quando você termina recebe um diploma de especialização.

2. Stricto Sensu: São os cursos de mestrado ou doutorado acadêmico, onde você precisa ter dedicação integral. No geral são oferecidos por universidades públicas é são gratuítos. Para entrar nesse tipo de curso você precisa passar por um processo seletivo onde farão: analise currícular, entrevistas e entre outras coisas, você precisa comprovar proeficiência em inglês.
Na fase final do curso de mestrado você deve apresentar uma dissertação acadêmica sob a orientação de um mestre ou doutor. Já na fase final do curso de doutorado, você deve apresentar uma tese.
Este trabalho final de dissertação ou tese será avaliado e aprovado por uma banca examinadora.
Sendo aprovado, você aqui recebe o titulo de mestre ou doutor.
Uma vez como mestre ou doutor você pode decidir se será um pesquisador e caminhar para o doutorado, considerando que você tenha feito um mestrado, ou ainda pode caminhar para um pós-doutrado, considerando que você tenha feito um doutorado.Ou ainda.. Ser um professor acadêmico ou um professor orientador de pesquisas. Os cursos de mestrados e doutorados tem seus programas aprovados e recomendados pela Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

3. Mestrado Profissional: Este curso confere a você o título acadêmico de mestre. São oferecidos por universidades públicas e privadas. E geralmente são pagos. Diferente do mestrado acadêmico, este cursos são voltados para pesquisas de negócios e quase sempre patrocinados por empresa privadas. O trabalho de conclusão não precisa ser necessariamente uma dissertação, pode ser um trabalho prático de comprovação de conhecimento.Como: o desenvolvimento de um produto específico, de um software ou mesmo apresentar uma solução para um problema específico de alguma empresa.

4. MBA: Este é um curso de pós-graduação dentro da modalidade latu sensu, criado por universidades americanas e depois foi adaptado para o Brasil. Existem diferenças entre MBAs nos Estados Unidos onde o curso é integral. E no Brasil, onde foram feitas adaptações para atender ao público noturno.
É um curso voltado para negócios, como sugere a sigla MBA - Master Bussiness Administration. Embora o nome em inglês Master (Mestre), ao terminar este curso você não recebe o título de mestre, mas um certificado de especialista. E claro... São todos pagos.

5. Pós-doutorado: Curso de extensão ao Doutorado

Voltando ao assunto pós-MBA... Que seria nosso item número 6. Este é um curso de extensão aos cursos de pós-graduação.

No site da FGV,que é uma das faculdades especializadas em cursos de MBA, encontrei a seguinte definição: "Os Pós-MBAs são cursos de pós-graduação, em nível de atualização, voltados aos profissionais que já concluíram um curso de MBA e desejam se aprofundar em determinado tema. Os programas têm carga horária de  120 horas/aula e uma metodologia baseada na discussão de cases, que levam ao aprimoramento da prática."

Eu diria que é um curso mais para atender a executivos ou profissionais que precisam de atualizar conhecimentos, trocar informações e cases com pessoas no mesmo nível de conhecimento ou atuação no mercado. Entrei em vários sites que falam sobre pós-MBA, encontrei em todos a mesma definição, mudando no geral as ordens das palavras. Encontrei pós-MBA nos sites das seguintes entidades:

Na FIA que tem uma página especifica para informar sobre o programa de Pós-MBA, bem como criou uma Comunidade Virtual para o Programa de pós-MBA...

Na B.I. International neste site eles deixam claro o seguinte:  "... são voltados a acionistas, diretores, superintendentes, alta gerência, empreendedores, gestores e consultores. As aulas presenciais são realizadas no Brasil em sistema de imersão e os módulos internacionais nas escolas parceiras."

Na Fundação Dom Cabral (FDC):  "Um programa desenhado em conjunto pela FDC e a Kellogg School of Management, para complementar o MBA Executivo Empresarial da FDC. Ministrado por professores da Kellogg, nos EUA, o programa, com duração de seis dias, discute temas avançados em Marketing, Liderança e Negociação."

Você encontrará várias informações sobre pós-MBA. Mas comparado com os outros cursos, as entidades que estão oferecendo até o momento não são em grande número. Vamos e convenhamos é um curso muito específico para profissionais específicos.  Bom... É o que eu penso... Certo? Mas fique a vontade para comentar ou acrescentar algo nos comentários.

Abração e até meu próximo texto!

Comentários

  1. Excelente texto, muito esclarecedor!
    Bruzadelli - São Paulo/SP

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você não gosta de ser fotografado.

Não poderia deixar de escrever esse texto... É mais um registro para pequenas coisas que acontecem em nossas vidas que merecem um registro para posteridade, ainda mais que temos tantas e tantas formas de manter nossas vidas registradas e compartilhadas. Oscar Niemeyer viveu 104 anos e faltando 10 dias para completar seus 105o. Aniversário, veio a falecer e deixou a seguinte mensagem: “... Porque eu acho que a vida é assim. A gente tem que separar as coisas. A vida é chorar e rir a vida inteira. Aproveitar os momentos de tranqüilidade e brincar um pouco. Depois, os outros é aguentar. A vida é um sopro né?”. Antigamente tirar uma fotografia era coisa tão cara que as fotografias eram póstumas. Essas fotos se chamavam Post Mortem. A foto era tirada da pessoa morta como se estive viva. Eles vestiam o morto e colocava em uma posição, como se estive vivo e fotografavam. Com o passar dos anos e a evolução tecnológica qualquer celular básico tem uma câmera. E os smartphones tem capacidade de tira…

Você sabe o que é miopia de alto grau? Fale como o Ramiro Diz.

Tenho um amigo que trabalha comigo que usa óculos desde de os sete anos de idade. Como ele morou  em Portugal... Seus parentes são portugueses.. Oras pois!

Ramiro Diz pá! é o nome do gagio!


Hoje, ele usa 22,0 graus de miopia. Me contou que usa óculos desde os 7 anos de idade. Seu grau de miopia nesta idade já chegava aos 12 graus.

Quando foi ao oftamologista pela primeira vez, este receitou inicialmente um grau abaixo do que ele usava para que se acostumasse com o óculos. Um pouco de psicologia infantil para ajudar o menino a enxergar e brincar.

Eu também sou miope, uso 4 graus de miope em ambos os olhos, comecei a usar óculos aos 18 anos  de idade, mas nestes números o Ramiro saiu na frente disparado logo ao 7 anos de idade... 12 graus! é muita coisa!

Mas graças a tecnologia podemos enxerga com tranquilidade, usando um belo e estiloso de um par óculos.

Hoje óculos é item de moda, tem muitas pessoas que usam a armação apenas como adereço... Isso mesmo! Usam o óculos sem grau! Só pra f…

MATANDO UM LEÃO POR DIA...

Eu gosto de escrever meu próprios artigos, mas algumas vezes recebemos alguns emails que trazem consigo uma lição de vida tão interessante, que alguns que recebo, passei a colocá-los no Blog. 
Eu estava na casa da Minha Elaine, quando ela começou a ler o texto em voz alta, estando ela sentada no chão na sala. Não posso negar que ela me conhece bem, tenho certeza que ela o fez sabendo que isso iria me chamar a atenção. Pensei... Por traz deste texto tem algo interessante. Assim que ela terminou o texto, falei: Manda pra mim por favor?
Bom... Veja o texto na integra...

MATANDO UM LEÃO POR DIA ... Em vez de matar um leão por dia, aprenda a amar o seu. Por Pierre Schurmann
Outro dia, tive o privilégio de fazer algo que adoro: fui almoçar com um amigo, hoje chegando perto de seus 70 anos. Gosto disso. São raras as chances que temos de escutar suas histórias e absorver um pouco de sabedoria das pessoas que já passaram por grandes experiências nesta vida.
Depois de um almoço longo, no qual falamos…