Pular para o conteúdo principal

King Gillette e o princípio da gratuidade

Fiz a leitura de uma matéria muito interessante sobre Negócios Grátis.

O nome do artigo era "Por que o futuro dos negócios é grátis", o autor é Chris Anderson, editor-chefe da Revista Wired e autor do best-seller "A Cauda Longa", apresenta a economia da gratuidade, a freeconomics”

Um artigo muito interessante e começa contanto a historia do criador da Gillete, isso mesmo a lâmina de barbear, o Senhor King Gillette.

Mais interessante ainda foi saber que aos 40 anos de idade, ele era considerado um inventor frustrado e nutria algumas atitudes anticapitalistas e trabalhava como vendedor de tampinha de garrafas.

A idéia de criar as lâminas de barbear nasceu de um conselho do seu chefe de fábrica. Disse o chefe da fábrica a ele: invente algo que as pessoas usem e joguem fora para que voltem a comprem novamente.

Um dia enquanto se barbeava com uma navalhar tão velha e gasta que não era possível se quer ser afiada novamente, surgiu a idéia. Depois de alguns anos de testes, nasceu o aparelho de barbear.

Em 1903, primeiro ano de venda do produto, conseguiu vender apenas 51 barbeadores e 168 lâminas. Porém o trabalho de marketing de King nas duas décadas seguintes foi determinante para o sucesso do produto. King Gillette procurou todos os meios de marketing disponível na época e uma delas foi mandar imprimir o próprio rosto na embalagem, a partir de então se tornou uma lenda, afinal passou a ser considerado por algumas pessoas como uma personagem fictícia.

Passou a vender o aparelho a preço baixo para que as pessoas pudessem distribuir o produto como brinde. Assim, o aparelho de barbear passou a ser brinde de tudo quanto é tipo de produtos dos mais variados possíveis.

A estratégia era vender o aparelho para o maior número de pessoas possíveis para depois vender as lâminas. Não precisamos nem falar se deu certo ou não a estratégia. Tanto que até hoje o maior concorrente da Gillette é a própria Gillette, pois antes que um produto seu entre em desuso ela sistematicamente lança um novo produto para concorrer com o produto antigo.

Ao ler o nome de King Gillette no artigo, minha primeira pergunta foi: O que este cara tem haver com este assunto? Negócios Grátis?

Ele foi um dos pioneiros na iniciativa de distribuição grátis, trazendo ao mercado o conceito que é possível ganhar dinheiro dando algo de graça. Hoje sua iniciativa e várias outras nuances deste mesmo princípio são exploradas no mundo virtual.

Existem vários termos que discutem o princípio da gratuidade: Freemium, Publicidade, Subsídios cruzados, Custo marginal zero, trocas e doações. Na verdade para nós é gratis: Usuários... Alguém paga.

Você esta lendo este Blog, tem Gmail, Orkut, Facebook e vários outros recursos que são utilizados na internet que tem por base o princípio da gratuidade.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você não gosta de ser fotografado.

Não poderia deixar de escrever esse texto... É mais um registro para pequenas coisas que acontecem em nossas vidas que merecem um registro para posteridade, ainda mais que temos tantas e tantas formas de manter nossas vidas registradas e compartilhadas. Oscar Niemeyer viveu 104 anos e faltando 10 dias para completar seus 105o. Aniversário, veio a falecer e deixou a seguinte mensagem: “... Porque eu acho que a vida é assim. A gente tem que separar as coisas. A vida é chorar e rir a vida inteira. Aproveitar os momentos de tranqüilidade e brincar um pouco. Depois, os outros é aguentar. A vida é um sopro né?”. Antigamente tirar uma fotografia era coisa tão cara que as fotografias eram póstumas. Essas fotos se chamavam Post Mortem. A foto era tirada da pessoa morta como se estive viva. Eles vestiam o morto e colocava em uma posição, como se estive vivo e fotografavam. Com o passar dos anos e a evolução tecnológica qualquer celular básico tem uma câmera. E os smartphones tem capacidade de tira…

Você sabe o que é miopia de alto grau? Fale como o Ramiro Diz.

Tenho um amigo que trabalha comigo que usa óculos desde de os sete anos de idade. Como ele morou  em Portugal... Seus parentes são portugueses.. Oras pois!

Ramiro Diz pá! é o nome do gagio!


Hoje, ele usa 22,0 graus de miopia. Me contou que usa óculos desde os 7 anos de idade. Seu grau de miopia nesta idade já chegava aos 12 graus.

Quando foi ao oftamologista pela primeira vez, este receitou inicialmente um grau abaixo do que ele usava para que se acostumasse com o óculos. Um pouco de psicologia infantil para ajudar o menino a enxergar e brincar.

Eu também sou miope, uso 4 graus de miope em ambos os olhos, comecei a usar óculos aos 18 anos  de idade, mas nestes números o Ramiro saiu na frente disparado logo ao 7 anos de idade... 12 graus! é muita coisa!

Mas graças a tecnologia podemos enxerga com tranquilidade, usando um belo e estiloso de um par óculos.

Hoje óculos é item de moda, tem muitas pessoas que usam a armação apenas como adereço... Isso mesmo! Usam o óculos sem grau! Só pra f…

MATANDO UM LEÃO POR DIA...

Eu gosto de escrever meu próprios artigos, mas algumas vezes recebemos alguns emails que trazem consigo uma lição de vida tão interessante, que alguns que recebo, passei a colocá-los no Blog. 
Eu estava na casa da Minha Elaine, quando ela começou a ler o texto em voz alta, estando ela sentada no chão na sala. Não posso negar que ela me conhece bem, tenho certeza que ela o fez sabendo que isso iria me chamar a atenção. Pensei... Por traz deste texto tem algo interessante. Assim que ela terminou o texto, falei: Manda pra mim por favor?
Bom... Veja o texto na integra...

MATANDO UM LEÃO POR DIA ... Em vez de matar um leão por dia, aprenda a amar o seu. Por Pierre Schurmann
Outro dia, tive o privilégio de fazer algo que adoro: fui almoçar com um amigo, hoje chegando perto de seus 70 anos. Gosto disso. São raras as chances que temos de escutar suas histórias e absorver um pouco de sabedoria das pessoas que já passaram por grandes experiências nesta vida.
Depois de um almoço longo, no qual falamos…