sábado, 7 de agosto de 2010

Vamos fazer pós-graduação?

Estou viajam pra Mococa/SP com a Elaine e procurando algo para escrever enquanto na estrada, peguntei a ela sobre o que escrever. A resposta veio de pronto: Fala sobre pós-graduação.
Então lá vai...

Este ano estou indo pra minha terceira pós-graduação.
Gostaria muito de fazer mestrado, mas mesmo nas instituições que não são consideras de ponta, o valor do curso de mestrado ainda esta muito elevado. Então para não ficar parado, vou voltar a fazer pós-graduação ou MBA.

Eu fiz duas pós-graduações na Universidade São Judas Tadeu (USJT) e gostei tanto da instituição quanto dos cursos. Inclusive em um deles eu conheci a Elaine... Hmmmm... Será que foi este o motivo pelo qual ela pediu pra eu escrever sobre pós-graduação? Será?!! rsss...

Gostaria de fazer minha terceira pós-graduação na USJT, mas não vou ter como fazer, pois os cursos que tem lá voltados a minha área de interessa se esgotaram, vou ter que procurar outra instituição.

O Jean, que fez comigo a última pós-graduação esta ocorrendo agora atrás de um MBA. Acho que vou ter que seguir neste mesmo caminho.

A Elaine vai começar a fazer MBA em Gestão de TI pela FIAP. Tenho um amigo, Alexandre da Cunha, que esta fazendo, acho que já terminou o curso lá. Pelos comentários feito por ele, a instituição é muito boa. Coisa que vou saber quando a Elaine começar a estudar lá. Se ela não gostar, vai reclamar muiiito.

Tenho muitos amigos que estão nessa fase da vida, a fase do "Tenho que fazer uma pós ou MBA".

Nosso amigo Julião até fez um estudo detalhado considerando preço, entidade, etc. Inclusive olhou o nível de avaliação no MEC das instituições na linha de estudo que fez.

Estava lendo no livro "A Cabeça do Brasileiro" de Alberto Carlos de Almeida, da Editora Record. E o autor fala uma coisa muito interessante: Quando a grande maioria dos brasileiros estiverem fazendo pós-graduação/MBA, os norte-americanos estarão cursando mestrados. Nessa escala, quando eles estiverem fazendo doutorados em grande número, nós estaremos fazendo mestrados. Ele fecha o comentário afirmando que mesmo que nós tenhamos um nível de estudo neste último, ainda assim, não se igualaremos aos americanos ou outro pais, pois nós temos a nossa própria cultura.
Você precisa ler o livro para entender onde este texto entra no contexto, tenho certeza que vale a leitura.

Muitos me perguntam: Por que você não faz FGV? Esta é muito cara! se vale a pena?! Não tenho dúvida... Só não tenho grana pra bancar no momento. E os amigos que conheço que estão fazendo estão sendo custeados parcialmente pela empresa. O que não será meu caso. Pelo menos neste momento.

Estou estudando em qual instituição farei. Mas certamente farei. De repente... Quem sabe um mestrado mesmo!

Vamos fazer?!!

Opa! Estamos chegando em Mococa...

Um comentário:

  1. Moococa?

    E ai Alberto blz?
    Cara vc está indo longe heim!

    abraços e muito sucesso.

    Marcio Baesse

    ResponderExcluir